Frete grátis nas compras acima de R$ 500

1 de Julho – Dia da Vacina BCG: Qual a sua importância na primeira fase de vida do bebê?

Bacilo Calmette-Guérin, mais conhecida como BCG ou vacina que deixa “marquinha”, é extremamente importante para os primeiros dias de vida do bebê, pois age na proteção contra doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, tuberculose miliar e meningite tuberculosa.

A principal reação da BCG é deixar uma cicatriz característica no braço, próxima ao ombro. Esta é uma reação comum e não apresenta perigo – muito pelo contrário, apenas é uma resposta imunológica que indica que a vacina estimulou a imunidade do bebê.

Segundo especialistas, a comprovação da importância da vacina BCG é na prática, porque através dela, hoje, no Brasil, os casos de tuberculose, tuberculose miliar e meningite são mínimos nas crianças. Isso mostra o quanto ela é eficaz e efetiva na prevenção dessas formas graves de doenças.

É recomendado que seja feito um acompanhamento junto ao pediatra ou um imunologista, assim que a vacina for aplicada e após dois meses da aplicação. As vacinas BCG são oferecidas gratuitamente nos postos e unidades básicas de saúde.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Leia também: