Frete grátis nas compras acima de R$ 500

Estou grávida e agora? Meu corpo vai mudar?

Uma das principais dúvidas com relação a gestação se refere as mudanças que podem ocorrer no corpo durante este período. Separamos aqui, as primeiras e principais que podem ocorrer de acordo com os períodos:

3 a 4 semanas: Geralmente a maioria das gestantes não conseguem notar uma diferença significativa neste período chegando a nem mesmo perceber que esta gravida! Porém, você pode sentir seus seios mais sensíveis, mamilos mais escuros, cólicas como se a menstruação estivesse para começar a qualquer momento e uma vontade maios frequente de urinar.

5 a 7 semanas: Os seios normalmente já aumentam de tamanho podendo ser visível, em alguns casos, as veias ao redor dos mamilos. A alteração de paladar e olfato são provocadas em especial pela variação hormonal gerando os famosos enjoos da gravidez. O sono geralmente também aumenta muito neste nesta fase pois o bebê consome mais oxigênio e energia exigindo mais tempo de descanso.

8 a 12 semanas: Nesta etapa o útero chega ao tamanho de uma laranja e poderá ser percebido acima do osso púbico da bacia. Nos seios as aréolas escurecem e, em algumas gestantes, outras áreas da pele se pode perceber o aumento da pigmentação (como pintas e sardas) os melasmas (manchas escuras no rosto ou no abdômen) também podem ficar mais acentuadas já neste período.

13 a 20 semanas: Algumas mulheres podem começar a produzir o colostro (primeiro leite materno que você produz ao iniciar a amamentação do recém-nascido). Nesta fase a barriguinha ja começa a ser mais visível e os enjoos começam a desaparecer.

Outras mudanças que podem ocorrer:

Aumento da temperatura do corpo: A placenta do bebê normalmente gera um calor extra ao corpo da gestante que pode variar de 0,2˚C a 0,4˚C, por isso sentimos mais calor quando estamos grávidas e consequentemente suamos mais na gestação.

Mãos e pés inchados: Devido a diminuição do fluxo sanguíneo das veias, as gravidas podem sentir inchaço principalmente nas regiões como mãos, pés e pernas fazendo com que líquidos se acumulem nos vasos. Evite ficar muito tempo sentada e em alguns casos meias de compressão pode ajudar muito neste período.

Cabelos: Algumas mamães podem sentir um aumento na espessura e grossura do cabelo. Isso ocorre pois o estrogênio prolonga o ciclo de crescimento do fio e o volume de cabelos eliminados diariamente é reduzido.

Cansaço e insônia: No primeiro trimestre o cansaço é causado pelas mudanças hormonais e pelo desenvolvimento do bebê, porém a sonolência ou a falta dela podem ocorrer a qualquer momento durante a gestação. O metabolismo do corpo para a preparação do trabalho de parto e amamentação podem causar a fadiga corporal ou até mesmo a insônia.

Escrito por ABC Design Brasil

Este é um material informativo sobre mudanças no corpo na gravidez. Consulte sempre o médico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também:

Querido cliente...

A partir do dia 05/05/2022 ocorrerá mudança de endereço físico em nossa sede. Caso necessite de suporte, contate-nos em: contato@bebaby.com.br,  sac@bebaby.com.br ou (15) 98138-6088