Frete grátis nas compras acima de R$ 500

Teste de gravidez de farmácia, é confiável?

Desde que feito de forma correta, conforme instruções do fabricante e após o primeiro dia de atraso menstrual, o teste que encontramos em farmácias comuns é bastante confiável.

O hormônio Beta HCG somente é encontrado na urina quando a mulher está grávida. Sendo assim, caso o teste seja feito e dê positivo, isso significa que a mulher está produzindo este hormônio e a possibilidade de estar grávida é muito grande.

No entanto, é importante ressaltar que este teste não seja realizado caso não haja atraso menstrual pois, além da quantidade de hormônio na urina ser muito pequena o teste pode gerar um resultado “falso negativo”.

Qual o melhor período para fazer o teste de gravidez?

O ideal é que o teste de farmácia seja realizado 1 dia após o primeiro atraso do ciclo menstrual. Caso o resultado deste teste seja negativo e existirem sintomas como mamas mais sensíveis, sono excessivo, cansaço ou corrimento vaginal, aconselha-se repetir o teste dentro de 3 a 5 dias.

Neste período a quantidade de hormônio Beta HCG na urina podem estar mais elevados permitindo que o teste dê um resultado mais preciso.


Como realizar o teste em casa?

Um teste mais preciso e que contém a maior quantidade de hormônio Beta HCG deve, de preferência, ser realizado com a primeira urina da manhã por ser a mais concentrada. Vale lembrar que o resultado do teste de farmácia feito em qualquer hora do dia também é confiável depois de se aguardar pelo menos 4 horas sem urinar.

Abaixo segue um passo a passo simples e que consta na maioria dos testes de farmácia:

  1. Urine em um recipiente limpo;
  2. Remova apenas a tampa do teste e ponha em contato a ponta absorvente na urina;
  3. Espere pelo menos 5 segundos (ou tempo indicado pelo fabricante) e retire;
  4. Apoie o teste em uma superfície plana;
  5. Aguarde de 1 a 5 minutos (ou tempo indicado na embalagem)

A utilização de alguns testes pode variar de acordo com o fabricante por isso, sempre leia as instruções antes de utilizar.

Como saber se o teste está funcionando?

O teste indica funcionamento sempre que pelo menos uma risca aparece no visor no prazo de até 10 min. Caso não apareça pelo menos uma risca é recomendado que se repita o processo utilizando um novo teste.

Após 10 minutos o resultado pode sofrer alterações por fatores externos e por isso não deve ser utilizado como resultado final.

Possíveis resultados:

  1. Uma risca: indica que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para que ela seja detectada
  2. Duas riscas: Você está gravida! Resultado positivo mesmo que uma das linhas apareça mais clarinha.
  3. “+”: Resultado positivo mesmo que uma das linhas apareça mais clarinha.
  4. “-“: indica que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para que ela seja detectada

Escrito por ABC Design Brasil

Este é um material informativo sobre teste de farmácia. Consulte sempre o médico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também:

Querido cliente...

A partir do dia 05/05/2022 ocorrerá mudança de endereço físico em nossa sede. Caso necessite de suporte, contate-nos em: contato@bebaby.com.br,  sac@bebaby.com.br ou (15) 98138-6088